Vamos nos colocar diante de um tema que tem muito a ver com o nosso dia-a-dia, hoje convidamos você para rezar a respeito da paciência.
Neste tempo de pandemia que tem estressado a tantos de nós, deixado a tantos de nós impacientes, porque fica muito tempo em casa, porque passam dificuldades, precisamos orar pedindo a Deus paciência. Paciência com a sua família, vizinhos, trabalho, com as pessoas que moram próximo a você, com os parentes da sua esposa, do seu marido, paciência meu irmão.
A paciência é um dom de deus.
Dona Maria tem um ditado que diz: “A paciência tudo alcança”. E esperar significa ser paciente.
Por outro lado, Dona Maria tem um ditado que diz: “o apressado come cru”. Pra mostrar para nós que a impaciência sempre nos faz mal e nos causa prejuízos. Você tem andado muito impaciente? Por causa da sua impaciência você tem falado, agido de maneira que te causa peso na consciência, arrependimento e até estragos a seu redor?
Por causa da sua impaciência você tem tratado mal seus filhos, vivido um relacionamento conjugal tenso, nervoso… Hoje queremos ajudar você a orar pedindo a Deus paciência, em relação às pessoas, à doença, ao desemprego.
Jesus conta a parábola de uma figueira, de uma vinha. A figueira não produzia frutos como esperado, e o dono da figueira queria cortá-la por isso. O homem que trabalhava na terra e colhia, pede ao senhor: deixe que eu cuide da figueira ainda esse ano, eu vou cavar ao redor dela, vou colocar adubo e vamos ver se ela dará frutos. Se dentro de um ano ela der frutos o senhor a mantém, senão, corte-a.
Essa parábola, meu irmão, minha irmã, nos ensina sobre a virtude da paciência, de não querer tomar decisões precipitadas, de sempre dar um tempo a mais. Um tempo a mais em relação às pessoas, em relação a qualquer situação, pra esperar que algum resultado aconteça, porque muitas vezes quando você se deixa levar pela pressão, pela ansiedade, pela impaciência, você sente vontade de sair cortando todo mundo.
Às vezes por mais que alguém não esteja dando frutos, por mais que alguém não esteja agindo da maneira como você gosta, como você queria ou precisaria que ela agisse, talvez seja melhor você esperar um pouco, cavar ao redor, investir um pouco mais para ajudar esta pessoa e ver se algum fruto brotará. E aí sim, se não brotar, será a hora de cortar.
Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.
–
Texto transcrito do programa Mensagens de Fé do dia 24/10/2020. Assista clicando aqui.